

A ideia de rede social é bem mais antiga e analisa interações entre indivíduos, grupos e sociedades desde o final do século XIX. Na década de 1990, com a internet, que a ideia de rede social migrou para o mundo virtual. Houve a criação do Six Degrees, considerada a primeira rede social moderna, O Six Degrees chegou a ter 3,5 milhões de membros e foi encerrado em 2001, mas já não era o único. No início do milênio, começaram a brotar páginas como, MySpace, Orkut e Hi5, entre outras. Muitas das redes sociais mais populares em atividade no momento também surgiram nessa época, como é o caso do LinkedIn (2003) e do Facebook (2004).
Para se ter uma ideia, a pesquisa Digital 2022: Brazil afirma que para 65% dos brasileiros o principal motivo de usar as redes sociais é Manter contato com amigos e familiares. Na lista dos principais motivos também aparece Ler notícias com 57,4% e Procurar produtos para comprar, com 46,7%.
Elementos – A maioria das redes sociais conta com elementos comuns, que formam a base de uma rede social. Aqui listamos os 5 principais elementos:
Seu perfil público: seja de uma pessoa ou de uma marca, ele traz informações básicas sobre você, incluindo foto, biografia e número de seguidores;
Amigos e seguidores: são as pessoas que você quer acompanhar e compartilhar conteúdo. Geralmente interagem por meio de comentários e curtidas;
Feed de publicações: a maioria tem algum tipo de página inicial que você vê quando faz login. Ela geralmente exibe um feed com atualizações de páginas e permite que você fique por dentro das atividades, pensamentos e notícias compartilhadas.
Curtidas, comentários e compartilhamentos: obter e dar feedback são elementos fundamentais das redes sociais. Para indicar que gostou de uma postagem, a maioria das redes tem algum tipo de botão de reação, uma área de comentários sobre ela e uma função de compartilhamento;
Hashtags: palavra ou frase precedida pelo símbolo #, usada nos conteúdos compartilhados nas redes sociais para ajudar outras pessoas que possam estar interessadas nela a encontrá-la quando pesquisam pelo assunto ou pela própria etiqueta específica.